O nome do doce provém da expressão em italiano “Tirami Sù”, que significa algo como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. “Se você vai ajudar a levantar uma pessoa que por um acaso cai no chão e pede ajuda, justamente esse ato de levantar significa tiramisù”.
Muitas regiões da Itália se consideram criadoras do tiramisù, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana. Mas, a príncipio ele vem da região do Vêneto, especificamente de Treviso.
Você sabia que Ado Campeol, apelidado de “pai do tiramisù”? Morreu aos 93 anos e ele era o dono do Le Beccherie di Treviso, um restaurante no norte da Itália onde a famosa sobremesa foi inventada por sua esposa e um chef.
O prato, com biscoitos embebidos em café e mascarpone, foi adicionado ao cardápio em 1972, mas nunca patenteado pela família. Desde então, virou um ícone da culinária italiana, adaptado por chefs de todo o mundo.
Há longas disputas sobre a origem do tiramisù, incluindo alegações de que ele foi servido como afrodisíaco em um bordel na cidade de Treviso, no norte da Itália. No entanto, é amplamente aceita a história de que a receita foi desenvolvida no restaurante do Campeol.