O processo administrativo consular é para aqueles que se inscreveram na fila de espera para entregar a documentação diretamente ao consulado para solicitar a cidadania italiana.
Em 2019 a fila de espera no consulado de São Paulo era 12 anos, ou seja, estava sendo convocados, os inscritos no ano de 2007. A partir de 2020, o consulado decidiu convocar três listas (2008, 2009 e 2010), que reduziu a fila de espera para 9 anos. Se o consulado mantiver essa tendência em convocar 3 listas anuais, a estimativa é que o consulado termina com a fila de espera dentro de 3 a 4 anos. O consulado italiano de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, por exemplo, não têm mais fila de espera e exige que os requerentes tenham residência comprovada em seus estados. O consulado de Curitiba, que abrange os estados de Paraná e Santa Catarina, também esta estudando a possibilidade de acabar com a fila de espera pelo sistema de agendamento online.
Para aqueles que serão convocados, deverão preparar os documentos e montar a pasta do processo que consiste basicamente em emitir certidões em inteiro teor, traduzir e apostilar.
Nosso serviço consiste em fazer a análise das certidões, antes de preparar os documentos e montar o processo. Depois de definir um plano de montagem do processo, é feita toda a parte burocrática, cujas certidões vindas dos cartórios são passadas por revisões antes de serem encaminhadas aos tradutores para averiguar a presença de erros de digitações que são muitos comuns de ocorrer nos cartórios.
Depois da preparação de documentos (aquisição, tradução a apostila) é feita a montagem do processo com o preenchimento de formulários, confecção de procurações e orientações sobre documentos complementares necessários como identidade, árvore genealógica e comprovante de endereço.